top of page

Vila Sahy

2023

Trabalho Final de Graduação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.
O projeto contempla a edificação de habitações temporárias, para suprir a necessidade imediata de moradia da população afetada pelos deslizamentos ocorridos na Vila Sahy. Essas moradias serão construídas de maneira ágil, priorizando o essencial para sobrevivência, mas também considerando futuras expansões, para que possam ser convertidas em moradias definitivas.
A construção das residências é dividida em duas etapas, a denominada “inicial” de residências de 25 m 2 subsidiadas pelo governo. E a chamada de “Expansão” onde as unidades são expandidas para 50 m² pelos residentes, transformando a moradia temporária em definitiva
Utiliza-se um sistema de encaixes de madeira que permite a remoção e adição de peças para futuras modificações na residência. A escolha da madeira para o sistema construtivo se deu por ser um material renovável e sustentável, que pode ser facilmente encontrado em diversas regiões do mundo, o que a torna uma opção viável para projetos emergenciais.
Como forma de proteger as residências dos alagamentos característicos do terreno, foi adotado o uso de pilotis de concreto que conectados por ligações metálicas, elevam a estrutura de madeira em 1m do solo, impedindo o contato direto entre a madeira e o solo, estendendo a durabilidade da construção.

Universidade Presbiteriana Mackenzie

Ano:

bottom of page